terça-feira, 22 de março de 2016

Jovens não queimem etapas!

Quero abordar este tema, pois, o que mais tem ocorrido com os nossos jovens é exatamente isso. A cada ano que passa esse problema tem criado raízes no seio da juventude. Jovens que não querem mais ser jovens e sim adultos antes da hora.
Trataremos este tema segundo os parâmetros das Escrituras e veremos o grande problema que isso pode causar não somente aos jovens, mas também à nossa sociedade.
Juventude arruinada, famílias destruídas

Uma coisa que o ser humano precisa entender é que os nossos jovens são a força da sociedade atual.
E como estamos cuidando de nossos jovens? Vivemos num século mais conhecido como pós-modernidade. De uns tempos para cá tudo se tornou avançado.
Tecnologia, medicina, ensino e até a forma de como educar os filhos mudou (nesse ponto de como educar os filhos percebo que erramos e muito). Por que erramos? Se existem formas de entender o comportamento da criança sem ao menos encostar a mão nela? Pelo simples fato do próprio governo criar uma lei chamada “Lei da Palmada” que proíbe aos pais de corrigirem seus filhos com vara quando for necessário (não estou falando de espancamento). A correção trás bênçãos à vida do ser humano, sabe por quê? Porque ela nos dá limites, pois sabemos que se passarmos da linha que nos foi proposta seremos prejudicados.
Vou dar um exemplo bem simples de ser entendido. Suponhamos que você é um motorista e que está dirigindo o seu carro e à sua frente há um semáforo. Você sabe que aquele cruzamento é perigoso exatamente por isso há um semáforo lá. Ele fica amarelo e você sabe que a qualquer momento ele irá ficar vermelho e não dará tempo para que você o passe. Então, o que você deve fazer? Parar o veículo até que o semáforo te dê o sinal para que você ultrapasse certo?
Aí vai minha pergunta: será mesmo que só o semáforo tem autoridade suficiente para te parar?
Lógico que não!
Por quê?
Vou lhe explicar!  Vamos continuar na mesma história só que dessa vez não vai haver só o semáforo e sim um radar para controlar a velocidade e capitar aqueles que passam com o semáforo vermelho.
Você entendeu que nesse caso a situação muda? Porque você sabe que se passar o semáforo enquanto ele está vermelho, sem sombra de dúvidas chegará uma multa em sua residência e isso obrigará você a parar mesmo contra a sua vontade.
Por isso que todo o ser humano precisa de limites. Às vezes, falar não resolve. Então qual é o melhor a fazer? Aplicar uma disciplina que nem sempre é dar umas palmadas, mas tirar aquilo que a criança ou adolescente gosta para que ele sinta o que lhe acontece toda vez que desobedecer ao seu pai e a sua mãe.
Sabe o que acontecerá? Ele não irá cometer a mesma coisa.
Por isso que a “Lei da Palmada” vai contra os preceitos das Escrituras por que a mesma diz que a vara aplicada de forma certa trás benefícios àquele que a recebe.
 Provérbios capítulo:23 verso:13-14 Não retires a disciplina da criança; pois se a fustigares com a vara, nem por isso morrerá.
Tu a fustigarás com a vara, e livrarás a sua alma do inferno.
Em diversas passagens das Santas Escrituras podemos ver estas verdades como em Provérbios capítulo13 verso 24 Aquele que poupa a vara aborrece a seu filho; mas quem o ama, a seu tempo o castiga.; Provérbios capítulo 22 verso15A insensatez está firmemente ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a afastará dela”. Provérbios capítulo 29 verso15A vara e a repreensão dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma envergonha sua mãe Provérbios capítulo 22 verso 6 Ensine a criança no caminho em que ela deve seguir; e, mesmo quando ficar velha, não se desviará dele”. Vemos que as Escrituras nos mostram claramente as responsabilidades do pai e da mãe de ensinarem aos seus filhos.
Quando as Escrituras falam de vara não estão se referindo somente ao ato de dar palmadas e sim em disciplina como num todo.
Por isso que nossa sociedade está indo de mal a pior, pois os pais não ensinam mais aos seus filhos a serem pessoas de respeito, a estudarem, a terem uma profissão, não lhes ensinam mais a viver uma vida de dignidade (não me refiro a todos, mas a grande maioria). A falta de pulso firme dos pais está gerando cada vez mais jovens desqualificados como pais de família e no mercado de trabalho.  O resultado da falta de punição para as irreverências são os nossos jovens quando crescem indo direto para as cadeias, sendo pais antes da hora, fugindo de responsabilidades, e acabam se machucando e comprometendo o resto de suas vidas.  Tudo isso por queimarem etapas. Jovens tem que estudar, passear, se preparar para uma profissão, se preparar para a vida de verdade para que na hora de entrar na fase adulta estejam bem treinados. Jovens adolescentes com faixa etária de 12 a 17 anos precisam entender que não são adultos para quererem viver independente (não querer dar satisfação ao pai e a mãe). Precisam entender que para ter um namoro precisa trabalhar para cumprir tal compromisso.
Ser for cristão tem que ter em mente que quem Serve a Cristo namora para noivar e casar.
Para isso precisa ter uma mente formada, emprego, casa e estar pronto para suprir as necessidades de sua companheira, e a moça estar pronta para construir uma família edificada, pois a bíblia diz que a mulher sábia edifica sua casa. Provérbios cap:14:1 Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos.

O conselho que dou a você jovem é: viva a sua vida! Aproveite o tempo da juventude que você tem para buscar o Senhor ao máximo e se preparar com boa base para a vida. Não saia de casa antes da hora. E quando você sentir que está pronto para um relacionamento, aí sim, arrume alguém que vai te ajudar na obra e o mais importante, que tenha a mesma visão que você, que vá lhe acrescentar algo, que tenha objetivos de vida traçados, que seja dado(a) ao estudo e principalmente, que seja temente a Deus, aí sim você verá o que Deus tem reservado para sua vida.

0 comentários:

Postar um comentário