sexta-feira, 27 de maio de 2016

Igreja cheia de si mesma e vazia de Deus

Profeticamente falando, a igreja hodierna, que tem riqueza, teologia, e é conhecida como igreja histórica, não tem Cristo como seu centro. A exemplo, temos a igreja de Laodicéia, de Ap. 3.14-21, que na sequência das cartas, era a última, e como sabemos, somos a igreja da última hora. Laodicéia significa "governo do povo", e sugere uma igreja democrática que não segue mais seus líderes espirituais ou a autoridade da palavra de Deus. Nem fria nem quente, foi o triste diagnóstico dado pelo Cristo glorificado. Uma curiosidade é que no caso de Laodiceia, Jesus não lhe acusa ou censura por causa de pecados cometidos, como nas outras igrejas, que sempre havia alguma motivação, havia uma situação envolvida. Você já se perguntou: "qual o pecado de Laodiceia?" Jesus não a censurou por causa de pecados, então qual foi o erro de Laodiceia? Fazendo um comparativo com o hoje, constata-se uma situação bem similar com aqueles antepassados. Nossas igrejas estão indo bem, obrigado, o trabalho missionário, idem, os cultos, pregações, sermões, dízimos e ofertas, bem, obrigado outra vez... e ficamos a nos perguntar: será que estamos parecidos com Laodiceia? O mais curioso e estarrecedor é que Laodiceia tinha tudo isso, ao ponto de dizer que não necessitava de nada, que tava rica, abastada, mas a pessoa mais importante dessa igreja, que não podia faltar, tava nada menos que do lado de fora: Cristo! Isso mesmo, fora. Ela tinha tudo, fazia tudo de uma igreja, mas não tinha Cristo. Ou seja, o pecado de Laodiceia era um estado de letargia espiritual, falta  entusiasmo, engano com as coisas do mundo e, talvez um nariz empinado como nenhuma outra. Fazendo o paralelo, estamos bem parecidos com Laodiceia, não? Será que, ao dizermos que o trabalho do Senhor estar de vento em popa, uma teologia impecável, ótimos pregadores, etc, não estamos sentindo falta do dono da igreja, que o lugar dele tá ocupado por outro? A primazia, que é exclusiva dele, ja não dispensamos a outro? Não estamos em melhor situação que Laodiceia, aquela igreja que olhava-se no espelho e dava nota dez pra si mesma. O Cristo histórico e eterno, foi substituído pelos cristos modernos, chamativos, que nos alegram, e até nos esbofeteiam e nos saqueiam a humildade, a paixão pela verdade, abnegação, e nos transformam em crentes "mais ou menos", arrogantes, vaidosos, glutões e auto-suficientes, incapazes de reconhecer nossa própria miséria, nudez, cegueira e desgraça pessoal. "Eis que estou à porta e bato..." (Ap. 3.20). A interpretação básica aqui, é o Cristo do lado de fora da igreja indiferente. O bater de Cristo precisa incomodar a igreja, para um real despertamento, de tal forma que Ele ocupe o lugar de onde nunca deveríamos tê-lo tirado. Amém!

Um comentário :

  1. JOSÉ CARLOS STRANO4 de maio de 2017 às 20:33

    VIVEMOS HOJE UM CASO DELICADO EM NOSSA IGREJA, DIGO, NA IGREJA ONDE DEUS NOS NOMEOU COMO DIRIGENTES.
    NO PASSADO ERA CHEIA, APROXIMADAMENTE 100 MEMBROS, E ELA ERA NOVA. MAS VEIO O PECADO DE CIMA PARA BAIXO, E ELA FOI SE DIVIDINDO. VEIO O SEGUNDO PASTOR E OUTROS PRESBÍTEROS E O VENTO FOI SE TORNANDO VENDAVAL E ELA FOI SE QUEBRANDO, DIGO, DIVIDINDO.
    HOJE EU E MINHA ESPOSA SOMOS DIRIGENTES, SOMOS APENAS UMA DÚZIA, APENAS DUAS FAMÍLIAS.
    MAS COM DOIS GRANDES DIFERENCIAIS:
    1 - NUNCA SE FALOU TÃO MAL DOS DIRIGENTES, PONDO SOBRE ELES (NÓS) A CULPA DA IGREJA VAZIA.
    2 - JESUS NUNCA ESTEVE TÃO PRESENTE COMO AGORA.
    TENHO A CERTEZA QUE TUDO QUE ACONTECE É SOB A PERMISSÃO DE DEUS, E CREIO QUE ELE ESCOLHEU ESSE POVO ATUAL, ESSA UMA DÚZIA PARA ALGO ESPECIAL.
    ENQUANTO ISSO LÁ FORA SE DIZ QUE IGREJA TEM QUE SER GRANDE, TEM QUE ESTAR CHEIA, TEM QUE SEGUIR AQUELES PROTOCOLOS, MAS, REALMENTE NÃO DÃO IMPORTÂNCIA SE JESUS ESTÁ ALI APROVANDO E ASSINANDO TODO AQUELE PROTOCOLO.
    ENTRISTEÇO-ME PELAS ACUSAÇÕES VINDA DE UM POVO QUE ERA NOSSA FAMÍLIA, PORÉM ALEGRO-ME EM SABER QUE SEM SE IMPORTAR COM A QUANTIDADE, O SENHOR ESTÁ RECEBENDO E OPERANDO PELA NOSSA QUALIDADE E SINCERIDADE.

    ResponderExcluir